imgInterna_granulosZinco.jpg Zinco

Ozinco(que provém do alemão “Zink”) é um elemento químico, cujo símbolo é Zn, que foi descoberto por Andreas Marggraf (químico alemão) no ano de 1746. O zinco é um metal de transição (são os elementos que se incluem, na Tabela Periódica dos Elementos, desde o 3.º grupo até ao 12.º, inclusivé).

Possui um número de massa de 65 (ou seja, tem 30 protões e 35 neutrões), e o seu número atómico é 30 (30 protões).

Na Tabela Periódica dos Elementos, o Zinco localiza-se no grupo 12 e o no 4.º período.

O seu ponto de fusão é aos 419 ºC, e o seu ponto de ebulição é aos 907 ºC.

A primeira extracção e fundição do metal impuro foi levada a cabo na China, por volta do ano 1000 d.C. Foi apenas no século XVII que chegou a primeira barra de zinco ao Ocidente. Nessa época, o metal ainda não tinha um nome universalmente aceite, sendo conhecido como tutanego, estanho indiano ou calamina (óxido de zinco), consoante a região. O termo “Zink” foi usado pela primeira vez por Löhneyes, em 1697.

O zinco é um elemento de ocorrência natural e encontra-se na crusta terrestre, associado a outros metais como o cobre e o chumbo. Os depósitos de zinco estão dispersos por todo o mundo, sendo bastante raro encontrar massivos depósitos de zinco com muito ferro misturado. Este minério é conhecido como marmatite e os seus principais depósitos situam-se no Canadá (Columbia Britânica), EUA (Utah, Colorado e Idaho), Perú (Mina Cerra de Pasco) e Austrália (Broken Hill). Outro mineral de zinco, igualmente importante, é a esfalerite (sulfureto) que ocorre em depósitos na forma de filões. Os maiores produtores deste minério são o Canadá (Ontário e Quebec), os EUA (Missouri), o Perú (Andes Centrais) e o Japão.

As principais aplicações de zinco dão-se nos processos de galvanização (revestimentos anti-corrosivos), fundição de peças para construção civil, indústria automobilística, indústria electrónica (linha branca), fabrico de ferragens, na indústria da confecção (fechos e fivelas) e no fabrico de pilhas, zamac (liga zinco-alumínio), fechaduras, dobradiças. Compostos de zinco são ainda utilizados na preparação de medicamentos

Fontes de pesquisa:
* http://www.wikipedia.org zinco-_2.jpg
* **http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e03010.html**
*http://209.85.229.132/search?q=cache:Uktmp_UqGmIJ:www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/sumariomineral2001/ZINCO_Revisado.doc+aplica%C3%A7%C3%B5es+zinco&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=4&gl=pt

Trabalho realizado pela Salomé