Na.jpgSódio

O sódio é um elemento químico representado pelo símbolo químico Na. É um metal, sólido à temperatura ambiente, de número atómico 11e de número de massa 23. Este elemento encontra-se no primeiro grupo e no terceiro período da Tabela Periódica.
A descoberta do sódio como elemento deve-se a Sir Humpfrey Davy que, em 1807, em Inglaterra, isolou o sódio puro através da electrólise da soda cáustica (NaOH).
O nome sódio provém da palavra soda, a designação antiga para o carbonato de sódio, embora seja possível que Sir Humpfrey Davy tenha derivado este nome a partir de um remédio medieval contendo sódio, o sodanum, que era utilizado para as curas de dores de cabeça. A origem do símbolo do sódio, Na, esta relacionado com a palavra neo-latina, natrium, que por sua vez provém da palavra árabe natron (soda, carbonato de sódio).
Encontra-se em enormes quantidades nas águas marinhas, ocorrendo igualmente em grandes depósitos de sal-gema, possivelmente formados pela evaporação de mares pré-históricos, ou ainda em leitos secos de lagos salgados.
O ponto de fusão do sódio é de 97,7 ºC e o seu ponto de ebulição é de 883 ºC
O sódio pode reduzir muitos óxidos de outros metais e utiliza-se muitas vezes como agente redutor, tal como o seu hidreto. Forma ligas com muitos metais, das quais as mais importantes são formadas com chumbo e mercúrio. Da reacção com uma grande variedade de substâncias orgânicas podem resultar vários derivados e radicais livres, muitos deles importantes intermédios em síntese orgânica, sobretudo em reacções de polimerização.




Trabalho da: Patrícia e Natália.